quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Datas...

A um ano perdia meu herói.
A um ano minha vida perdeu um dos seus sentidos maiores
A um ano eu tive que aprender, degrau por degrau, como recomeçar uma vida que, por alguns dias, tinha perdido o sentido.
Se não fosse por pessoas importantíssimas me ajudarem naquele momento, acho que hoje a dor que eu sinto pudesse ser muito maior.
Infelizmente as memórias boas estão sucumbidas com a dor e com a imagem que não consigo tirar da minha mente: da ultima cena, dos olhos suplicantes, daquele adeus solitário onde eu não imaginava ser um adeus permanente. Se ele pudesse esticar os braços pra mim como uma criança que pede colo faz, acho que o faria. E como eu queria voltar correndo e dar um abraço forte, porém com cautela naquele que hoje sofro por não ter voltado e ficado lá pelos ultimos minutos, que não fiz dar a ultima risada, que não vi se sofreu ou partiu com calma, com serenidade - que é o que eu espero que tenha acontecido -. Ah, como eu queria. Como eu queria contornar o passado, viver aquele dia novamente mesmo se o final fosse o mesmo. Como eu queria! Ver aqueles olhos me olhando, um sorriso mudo, uma palavra de conforto, um incentivo, um beijo, um carinho, um gesto de fraternidade. Aah, como eu queria fazer coisas que, naquele momento pareciam ser sem sentido fazer mas que hoje eu, sabendo do que estaria por vir, faria, e faria, e faria e não me contentando faria denovo. Como eu queria te dizer naquele dia 23 de setembro de 2008 o quando eu te amava e o quanto eu irei sempre te amar, paizão.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quando as memórias destroem o coração.

Os dias passam. hora por hora, minuto a minuto, segundo a segundo. O que pensava um minuto atrás pode ser totalmente apagado neste exato momento, posso nem sequer lembrar do que fiz a 10 minutos atrás, quem dirá o que comi n almoço. Não acontece com você? Fatos irrelevantes da vida não são momentos em que você irá pensar o tempo todo. Você procura sempre lembrar-se de momentos bons, de coisas boas para, quando estiver em momento de reflexão, sorrir, chorar de alegria pela lembrança, suspirar lembrando determinada cena, fazer coisas que você e só você entenderá a reação não importa o quanto você explique isso a alguém. As memórias boas são reconfortantes, são amigas do eu, são responsáveis por alguns sorrisos mudos ou explícitos do nosso dia. Mas e quando são tristes? Ah, a tristeza e algo que é reprimida, muitos não as guardam, somatiza-se, elimina-se, faz como se não existisse para não servir como futura lembrança e...e? E se esse acontecimento triste te faz refletir? E se essa dor lhe faz sofrer? E se o sentimento que sentes lhe acorda durante a noite, o dia, a qualquer horário para lhe lembrar que algo ou alguém não está mais com você. Que a vida te tirou uma peça importante, que sua segurança foi retirada, que você está agora nú em um mundo de abusadores. O que fazer? O sentimento corrói e destrói o coração. As dores da perda de uma peça importante pode durar dias, meses, horas, anos, decadas, séculos...vai da sua subjetividade. A minha diz que hoje, faltando 2 dias para um ciclo triste e delicado da minha, eu não consegui superar ainda a perda de alguém com quem eu dediquei minha vida por um bom tempo, por alguém que me fez aprender muitas coisas que hoje julgo se são boas ou ruins pra mim, por alguém que me fazia sorrir e que hoje falar ou apenas lembrar me faz chorar. Muito.
A superação, a elaboração do luto é algo subjetivo assim como a maioria das decisões de nossas vidas. E o que fazer quando a 363 dias você sofre com lembranças tristes, quando não consegue falar, sussurrar, vociferar o nome ou a intitulação socio-familiar que a esta pessoa foi atribuido sem encher os olhos de lagrima, quando ao passar pelo lugar onde hoje este descansa em paz não conseguir desatar omaldito nó que forma em sua garganta e, finalmente, o que fazer quando a dor da perda faz você acreditar que precisa de ajuda mas não pode tê-la no momento? O que fazer?
A saudade pode ser boa em alguns momentos. A saudade é boa quando pode ser matada depois de algum tempo. É gostoso! Me digam se não, se eu tiver mentindo. mas a saudade é cruel quando esta vem de forma arrasadora por alguém que você não pode mais sentir, não pode mais tocar, não pode mais abraçar, não pode mais beijar seu rosto, não pode mais...ver existir.

Eu te amo, Pai. E saiba, onde você estiver (se existir algo depois daqui) que a saudade é enorme e destrói meu coração dia após dia e que eu precisava soltar isso pra não ficar mal mais uma vez. Não hoje. not today.
Sinto sua falta.