sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mundo novo ou nova moda?

Não sei se desde que as pessoas viviam em sociedade, mas pelo menos desde que a sociedade começou a conviver de forma civilizada e se diferenciando em profissões ou divisão de tarefas que vemos como as diferentes culturas regiam diferentes modas, tal como diferentes costumes e, por fim - e um fim nada feliz - diferentes preconceitos.
Em èpocas remotas, quem tinha muitos gatos eram bruxas e deveriam ser queimadas, emoutra época negros eram trazidos da Africa para trabalharem em busca de uma vida melhor e se tornavam escravos e eram comprados como mercadorias baratas ou não com um unico intuito: trabalhar muito e não ganhar nada. Em epocas nem tão recentes, mas mais próximas que a era de escravidão, um certo senhor querendo ser revolucionário com uma teoria incrivel que, se fosse usada para o bem, mostraria uma inteligência bela, este senhor exterminava negros, judeus por acreditar serem a primeira raça humana e homosexuais pela busca da raça perfeita: a raça branca, a raça mais desenvolvida, segundo ele.
De todos esses preconceitos, todos esses cairam por terra. Todos menos um: o preconceito ao homosexualismo.
Até poucos aos atrás, era muito comum ver pessoas falando mal de homosexuais e muitos adolescentes seguindo essa linha cultural...até pouco tempo atrás!
Vejo que, pelo menos no mundo adolescente atual, os jovens aceitam muito mais as diferenças dos diferentes, o que é otimo principalmente pra quem luta contra preconceitos de qualquer tipo ou pelas vitimas dos preconceitos. Porém algo me acomete: até quando isso é uma mente libertára e até quando isso não é uma moda?
Não me interpretem como um preconceituoso, longe disso...mas tenho meus motivos para pensar dessa maneira e aqui segue meu raciocínio.
Enquanto pessoas lutam contra preconceitos em que elas são alvos e iam contra a maré, muitos atacavam pessoas "diferentes" do que a sociedade define como "padrão". Hoje, essas mesmas pessoas que ridicularizavam defendem essas pessoas hoje. Apesar dos pesares, existem pessoas que podem mudar seus conceitos e isso é bom, mas pra mim existe muito mais medo hoje em dia do que qualquer outra coisa. Medo de se taxado como preconceituoso ou ir contra a maré como homosexuais ou defensores faziam a tempos atras. Atacar é facil quando existe uma massa ao seu lado...mas atacar sozinho é ser suicida e ai que eu me refiro ao medo. É mais facil dizer que não tem preconceito mesmo estando munido dele internamente e sempre soltando ele através de piadinhas ou de chistes do que mostrar-se, em uma sociedade que parece finalmente estar mais aberta as diferenças que você é uma pessoa que não está seguindo a nova corrente.
Acredito que a moda possa não ser esta realmente. Torço, e torço muito para que o libertarismo atual seja verdadeiro, puro. Mas há algumas coisas nesse libertarismo todo que acredito ser, por muitos, pura moda tal como o bisexualismo.
Ser bisexual virou simbolo se pessoa liberal, descolada e afins. "não tenho preconceitos, beijo quem sinto vontade independente do sexo" é o grito de muitos que aderem ao novo "estilo de vida", mas será que é isso que elas querem mesmo? Lembrando que existe varias maneiras de amar, será que demonstrar amor é beijar alguém se você não sente atração?
Muitos sentem atração igual entre os dois sexos e não discordo disso...mas muito disso é moda e é dificil discordar.
Assim como em tempos atrás, eu ainda sonho com uma sociedade mais aberta e sem preconceitos de nenhum tipo. Mantenho-me com este sonho até que me prove que não estou rodeado pela "nova moda" e sim pelo "novo mundo" que as pessoas livres de preconceitos e pré-conceitos esperam ver.

Nenhum comentário: